Matricula

Matrícula de Calouros

A matrícula de calouros é realizada em duas etapas: on-line e documental. A matrícula online será feita através do link simig.sistemas.ufsc.br. E, somente a etapa documental é realizada na Coordenação do Curso.

Ingressei novamente no Curso ou era aluno de outro curso, mas já sou aluno da UFSC, tenho que entregar todos os documentos exigidos no Edital para matrícula?

Sim. Você terá um novo número de matrícula e um novo registro na UFSC sendo necessário que a documentação seja anexada ao novo registro. No entanto, os documentos anteriores são mantidos em arquivo no DAE e podem ser recuperados pelo próprio aluno. Se enviada por e-mail, a documentação digitalizada deve ser legível e os anexos apresentados na ordem especificada em Edital.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Ingressei novamente no Curso ou era aluno de outro curso, mas já sou aluno da UFSC, como fica minha matrícula?

No momento da matrícula é preciso entregar a negativa de matrícula. Para tanto, você deve solicitar o cancelamento de matrícula do seu antigo curso de graduação da UFSC junto ao DAE. Veja maiores informações em: https://dae.ufsc.br/cancelamento-de-matricula/

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Onde faço a matrícula?

A matrícula documental é realizada pela Coordenação quando no atendimento presencial ou enviada para o e-mail producao(at)contato.ufsc.br, se o Edital assim prevê.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Minha matrícula foi efetuada mas não consigo acessar o Moodle?

Ao fazer a matrícula no CAGR, o sistema inclui automaticamente o aluno das turmas do Moodle – a coordenação não tem acesso ao Moodle. Veja Moodle – Guia Prático do estudante.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Matrícula de Veteranos

Qual é o período da matrícula?

Os períodos de matrícula são definidos anualmente no calendário acadêmico da UFSC.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Como realizo minha matrícula?

A partir do 2º semestre do curso, a matrícula deve ser feita pelo próprio aluno no sistema CAGR. Veja o passo a passo no Manual Online de Matrícula.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Em que turmas devo me matricular?

A matrícula deve ser feita na turma do seu curso. Caso realize matrícula em turma de outro curso, você corre o risco de não conseguir vaga, pois ao ser processada a matrícula, as vagas são alocadas preferencialmente para os alunos do curso para o qual a turma foi oferecida. Isto independe do seu desempenho acadêmico, IAA (índice acadêmico acumulado).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Posso fazer matrícula em disciplinas que não estejam no meu currículo?

Sim, você pode se matricular em qualquer disciplina de qualquer curso da UFSC, desde que cumpra os pré-requisitos destas ou estes pré-requisitos sejam dispensados pelo professor. Estas serão disciplinas também registradas no seu histórico como extracurricular mas não poderão ultrapassar 500 horas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Caso eu não faça matrícula, o que acontece?

“A não renovação da matrícula ou de seu trancamento nos prazos previstos no Calendário Escolar, será considerada abandono de curso, desfazendo-se o vínculo do aluno com a Universidade” (art. 47 da Resolução No 17/CUn/97). Ou seja, o aluno é automaticamente desligado do curso, independentemente do motivo que o levou a não renovação da matrícula.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Estou com dificuldades de conseguir matrícula em algumas disciplinas, a que isto se deve?

O processo de matrícula é realizado em duas etapas. O preenchimento das vagas é regulamentado pelo artigo 42 da Resolução No 17/CUn/97, segundo a qual, na renovação de matrícula e no ajuste da mesma, a ordem de prioridade será, respeitado em cada caso o índice de matrícula (IM):

  1. aluno regular, do curso em que a turma está alocada, tendo por base o semestre de ingresso via Processo Seletivo;
  2. aluno do curso e do turno em que a turma está alocada e que não sofreu reprovação anterior na disciplina requerida;

III. aluno do curso e do turno em que a turma está alocada e que foi anteriormente reprovado, com frequência suficiente (FS), ou que cancelou a matrícula anteriormente;

  1. aluno do mesmo curso, mas de outro turno e que foi anteriormente reprovado, com frequência suficiente(FS);
  2. aluno do curso e do turno em que a turma está alocada e que foi reprovado anteriormente, com frequência insuficiente (FI) na disciplina;
  3. aluno de outro curso que possui a disciplina e que não sofreu reprovação anterior na disciplina ou bloco de disciplinas requerido;

VII. aluno de outro curso que possui a disciplina em seu currículo, que foi anteriormente reprovado com frequência suficiente (FS) na respectiva disciplina ou bloco de disciplinas, ou que cancelou a matrícula anteriormente;

VIII. aluno de outro curso que possui a disciplina em seu currículo e foi anteriormente reprovado com frequência insuficiente (FI), na respectiva disciplina ou bloco de disciplinas;

  1. outros interessados, conforme estabelecido no art. 49 deste Regulamento.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Finalizada a segunda etapa de matrícula on-line, ainda há como solicitar matrícula em disciplina?

Encerradas as etapas de matrícula on-line, os alunos que queiram solicitar exclusão ou inclusão de alguma disciplina devem entrar em contato com a secretaria da coordenação e em formulário próprio solicitar a exclusão ou inclusão de disciplina em turma que ainda haja vaga no período de ajuste excepcional previsto no calendário acadêmico.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Fiz matrícula, mas não vou poder cursar este semestre. O que devo fazer?

A resolução No 17 CUn prevê que o aluno poderá interromper seus estudos, através de solicitação de trancamento de matrícula, junto à secretaria do Colegiado do Curso. O pedido de trancamento deve ser feito em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos do início do período letivo. No entanto, é vedado o trancamento de matrícula no semestre de ingresso ou reingresso nos Cursos de Graduação.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Como faço o trancamento de matrícula?

O trancamento é feito na Secretaria da Coordenação, mediante apresentação da Certidão Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária. O período máximo de trancamento de matrícula no curso é de 4 (quatro) semestres.