Extinção dos Cursos de Produção

Sobre o Regime de Extinção dos atuais Cursos de Produção

No mês de julho de 2022, o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Engenharia de Produção Plena foi aprovado pela Câmara de Graduação (veja maiores informações AQUI). Esse curso substituirá os atuais cursos de Produção Mecânica, Produção Civil e Produção Elétrica, que entram em regime de extinção.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1. Em que consiste o processo de extinção dos cursos?

Como as atuais 120 vagas anuais foram destinadas ao novo Curso de Produção, não haverá mais ingresso para os cursos de Produção Mecânica, Produção Civil e Produção Elétrica. De acordo com a nota técnica do MEC 559/2013, com esse status o curso não tem mais ingresso, embora continue até que todos os alunos regularmente matriculados integralizem o currículo dos respectivos cursos.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2. Como os cursos atuais serão afetados?

Haverá uma redução da demanda, semestre a semestre, tendo em vista a não entrada de novos alunos e, consequentemente, haverá correspondente redução da oferta de turmas exclusivas para os cursos de Produção. Por exemplo, como em 2022-2 receberemos os últimos calouros desses cursos, não oferecemos turmas exclusivas de disciplinas da 1ª fase para os cursos de Produção Civil, Produção Elétrica e Produção Mecânica em 2023-1. Em 2023-2, por sua vez, não teremos mais demanda para turmas de 1º e 2º semestres dos três cursos. Em 2024-1 deve ser descontinuada a oferta das disciplinas da 1ª a 3ª fases e, assim sucessivamente.

Haverá sempre a possibilidade dos alunos matricularem-se em quaisquer outras turmas dessas disciplinas – seja nas turmas oferecidas para outros cursos ou em disciplinas equivalentes do novo curso, de Produção Plena. Esse processo vai acontecendo semestre a semestre, à medida que os alunos vão integralizando as disciplinas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3. Estou atrasado no curso ou perdi muitas disciplinas, como poderei cursar essas disciplinas, se descontinuarem a oferta de turmas oferecidas para o curso da Produção Civil, Produção Elétrica e Produção Mecânica?

A estrutura curricular dos cursos atuais conta com disciplinas da Engenharia Mecânica ou Elétrica ou Civil e próprias da Engenharia de Produção, além daquelas do ciclo básico – comum a todos os cursos de engenharia. Assim, as disciplinas que constam no currículo dos três cursos atuais são também oferecidas para outros cursos de Engenharia, o que garante a oferta das disciplinas a todos os alunos que não integralizarem o seu curso no prazo mínimo. Disciplinas da área de produção que constam no currículo dos atuais cursos terão equivalentes no curso de Produção Plena, como é o caso, por exemplo, da disciplina de Introdução a Engenharia de Produção, o que garantirá a oferta aos que não a cursarem até 2022-2.

Foi realizado um levantamento da oferta das várias disciplinas do currículo dos atuais cursos de Engenharia de Produção, e fica evidente que há vagas suficientes nas turmas atuais que garantam o atendimento à demanda dos alunos dos Cursos de Produção Civil, produção Elétrica e Produção Mecânica (veja levantamento realizado pela Coordenação e apresentado ao Colegiado dos Cursos). Ressalta-se ainda que, sempre que houver demanda que justifique a solicitação de uma turma para atender os alunos dos cursos atuais, isso será feito.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4. Os alunos dos Cursos de Produção Mecânica, Produção Elétrica e Produção Civil terão que continuar a fazer prova de ENADE?

Sim. O que caracteriza o curso em regime de extinção é o não ingresso de novos alunos, mas o curso mantém seu registro e deve atender a todas as exigências do MEC, inclusive a realização das provas de ENADE – exigência para colação de grau.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5. Atualmente sou aluno do curso de Produção Mecânica, Produção Elétrica ou Produção Civil, é possível migrar para o novo curso de Engenharia de Produção?

Não há opção de migrar de currículo pois não houve somente uma atualização de currículo, mas a criação de um novo curso com a um perfil de egresso diferente, ou seja, de um engenheiro com outras atribuições, diferentes daquelas dos cursos atuais.
O egresso do Curso de Produção Civil, por exemplo, recebe o título de Engenheiro Civil com habilitação em Produção. No novo curso, o título será de Engenheiro de Produção. Assim, para o novo curso o ingresso é via vestibular ou SISU.

Vale ressaltar que o novo curso será reconhecido pelo MEC quando a primeira turma colar grau, o que está previsto para o final de 2027. Antes dessa data não é possível concluir o curso.